fma-topdiv2

Explorando as bases e projetos da Fundação Mamíferos Aquáticos: descubra nossas atividades

08/05/2023        

Institucional

Explorando as bases e projetos da Fundação Mamíferos Aquáticos: descubra nossas atividades

As bases da FMA até pouco tempo estavam localizadas no nordeste do Brasil nos Estados da Paraíba, Sergipe e Bahia, e agora também no sudeste, no Estado do Espírito Santo. A instituição desenvolve uma ampla gama de atividades e cada uma das bases tem como foco ações específicas. Conheça o trabalho desenvolvido pela FMA em cada estado.

Equipe fazendo o monitoramento dos peixes-bois-marinhos.

Foto: Acervo FMA.

Promovendo a conservação em nível nacional

A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) é uma organização que atua em nível nacional para promover a conservação da vida marinha e de seus habitats.

A instituição mantém bases em locais específicos do litoral nordeste, nos Estados da Paraíba, Sergipe e Bahia, regiões que compreendem áreas de ocorrência de peixes-bois-marinhos. Além dessas regiões, desde agosto de 2022, a instituição também passou a desenvolver ações no litoral do Espírito Santo.

As atividades desenvolvidas em cada uma das bases são realizadas de acordo com as diretrizes dos Núcleos temáticos da FMA, sendo eles: Núcleo de Pesquisa e Conhecimento (NUPESC), Núcleo de Estudos dos Efeitos Antropogênicos nos Recursos Marinhos (NEARM), o Núcleo de Educação Ambiental e Desenvolvimento Comunitário (NEADESC) e o Núcleo de Desenvolvimento Institucional (NDI).

A partir destes Núcleos, diversos projetos e programas são implementados, considerando ações de pesquisa, manejo, desenvolvimento de tecnologias, sensibilização ambiental, desenvolvimento comunitário, formulação de subsídios, implementação de políticas públicas ambientais e governança institucional.

As bases da FMA estão localizadas em lugares estratégicos para a realização dessas ações. Cada base é formada por uma equipe de profissionais capacitados, incluindo biólogos, veterinários, educadores ambientais, estagiários e voluntários.

Base da Paraíba

No estado da Paraíba, a FMA desenvolve atividades de pesquisa relacionadas às áreas de uso e sítios de fidelidade dos peixes-bois-marinhos; distribuição e abundância dos botos-cinzas; identificação das causas de mortalidade e fatores de ameaça dos mamíferos aquáticos; avaliação dos impactos antropogênicos nos recursos costeiros e marinhos.

Na cidade de Rio Tinto, está localizada Barra do Rio Mamanguape, região estuarina que compreende uma das principais áreas de reintrodução dos peixes-bois-marinhos reabilitados.

Nessa região, nossa equipe realiza o acompanhamento e monitoramento dos espécimes, para determinar o estado de saúde dos animais, por meio de avaliações clínicas, coleta de amostras biológicas para a execução de exames complementares e biometria para verificação das taxas de crescimento.

Manejo de peixe-boi-marinho realizado para avaliar a adaptação do animal as condições de vida-livre. Foto: Acervo FMA.

Manejo de peixe-boi-marinho realizado para avaliar a adaptação do animal as condições de vida-livre. Foto: Acervo FMA.

Nas ações de sensibilização e educação ambiental, são promovidas atividades de capacitação de professores da rede municipal de ensino; campanhas conservacionistas ao longo de todo o estado da Paraíba; projeção de vídeos e temas ambientais a partir do “Cine Peixe-Boi”; atividades esportivas com crianças e adolescentes; e reforço pedagógico.

Além dessas, também são realizadas outras ações que possibilitam o engajamento de diferentes públicos com interesse nas ações de conservação dos peixes-bois-marinhos e dos ambientes costeiros.

Ações de informação e sensibilização realizadas na Barra de Mamanguape para estudantes universitários. Foto: Acervo FMA.

Ações de informação e sensibilização realizadas na Barra de Mamanguape para estudantes universitários. Foto: Acervo FMA.

As atividades de capacitação realizadas nas comunidades costeiras, tem o objetivo de instruir pescadores, moradores locais e outros, a como proceder em casos de encalhes de mamíferos aquáticos, para que saibam quais condutas devem ser adotadas em situações como estas.

Produção de pelúcias alusivos aos peixes-bois realizada por mulheres da comunidade da Barra de Mamanguape na Oficina Peixe-Boi & CIA. Foto: Edson Acioli/Acervo FMA.

Produção de pelúcias alusivos aos peixes-bois realizada por mulheres da comunidade da Barra de Mamanguape na Oficina Peixe-Boi & CIA. Foto: Edson Acioli/Acervo FMA.

Na perspectiva do desenvolvimento comunitário, temos a Oficina Peixe-Boi & Cia., que desde 1994, por meio da fabricação de pelúcias alusivos às espécies aquáticas (peixes-bois, baleias, botos, mero) promove alternativas de emprego e renda para as mulheres da Barra de Mamanguape e imediações.

Pelúcias alusivas ao peixe-boi. Foto: Edson Acioli/Acervo FMA.

Pelúcias alusivas ao peixe-boi. Foto: Edson Acioli/Acervo FMA.

Quer saber como funciona o trabalho na Oficina Peixe-boi & Cia.? Clique aqui e assista ao vídeo do nosso Instagram contando sobre a iniciativa.

Por meio desta iniciativa, diversos cursos de corte, costura, bordado e empreendedorismo ocorreram ao longo dos anos na região e contemplaram centenas de mulheres.

Além da oficina, na Paraíba também está localizada a loja física da Fundação Mamíferos Aquáticos, a FMA Store. A loja é uma estratégia de geração de renda da instituição para financiar nossas ações de pesquisa. Todo o valor arrecadado com a venda de produtos é destinado aos projetos da Fundação. Inclusive, você pode conferir os produtos da FMA Store clicando aqui.

Loja física da FMA Store. Foto: Acervo FMA.

Loja física da FMA Store. Foto: Acervo FMA.

Ainda com vistas ao desenvolvimento comunitário, o turismo de observação dos peixes-bois-marinhos constitui uma das iniciativas que vêm sendo trabalhadas na comunidade, investindo na capacitação de pescadores, guias, entre outros. O turismo ecológico é uma excelente alternativa para gerar renda, promover a conservação e a cadeia de serviço relacionadas, como hospedarias, restaurantes, etc, sempre reforçando os conceitos do Turismo de Base Comunitária (TBC).

Desta forma, o turismo de observação dos peixes-bois-marinhos têm proporcionado renda para as comunidades do entorno do estuário do rio Mamanguape e apresenta-se como um aliado para a estratégia de conservação da espécie.

Temos uma matéria completa sobre o Turismo Ecológico pela “Rota do peixe-boi-marinho”, você pode conferir clicando aqui.

Buscando a construção de um ciclo robusto dentro dos fundamentos da estratégia de conservação de espécies aquáticas e dos ambientes costeiros/marinhos, no estado da Paraíba, a FMA participa de diversos fóruns ambientais destinados a formulação e implementação de políticas públicas, sendo destacado a APA da Barra do Rio Mamanguape, ARIE dos Manguezais da Foz do Rio Mamanguape; APA Naufrágio Queimado e o Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha.

Base de Sergipe

Em Sergipe a Fundação Mamíferos Aquáticos também possui ampla atuação, contemplando atividades de pesquisa, conservação, ações educativas, implementação de programas de monitoramento ambiental e contribuições em fóruns de políticas públicas. Em Sergipe a FMA atua em dois endereços, um junto ao Hospital Veterinário Vicente Boreli, em Aracaju onde atualmente se concentram as ações administrativo-financeiras, educação ambiental e a curadoria e outro na Chácara Anjo Gabriel localizada no município de São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju.

Dentre as atividades desenvolvidas, é realizado o monitoramento dos peixes-bois-marinhos reintroduzidos e que utilizam as áreas costeiras dos estados de Sergipe e Bahia.

O acompanhamento dos animais é realizado diariamente através de equipamentos de telemetria satelital e sempre que existe alguma situação clínica adversa com com algum dos peixes-bois-marinhos, médicos veterinários e outros profissionais da equipe são mobilizados para proceder com as intervenções compatíveis com a situação (administração de medicamentos, coleta de amostras biológicas para a realização de exames complementares, entre outros).

A FMA dispõe de um vasto acervo de amostras biológicas, armazenados em sua curadoria, sendo estas uma fonte de informações para as diversas linhas de pesquisas realizadas em colaboração com pesquisadores de diferentes Instituições, brasileiras e de outros países.

A educação ambiental é um dos pilares da instituição que atua constantemente em comunidades e nos municípios que desenvolve ações diretas, em diversos formatos de colaboração. Em parceria com instituições governamentais e sociedade, realiza e participa de diversos eventos com a temática ambiental, como Dia da água; Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Praias; Semana do Meio Ambiente; entre outros.

Ação de Educação Ambiental. Foto: Acervo FMA.

Ação de Educação Ambiental. Foto: Acervo FMA.

Dessa forma, a FMA consegue acessar diferentes públicos, divulgando informações e promovendo a conscientização da população proporcionando uma vivência diferenciada para o público presente.

Dentro da perspectiva de políticas públicas, a FMA não mede esforços para contribuir nos Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH), sendo atuante nos três principais Comitês (CBH do rio Japaratuba, CBH do rio Sergipe e CBH do rio São Francisco), destacando a atuação no Comitê de Bacia Hidrográfica do rio Japaratuba.

Coleta de amostras de água realizadas no Rio Japaratuba. Foto: Acervo FMA.

Coleta de amostras de água realizadas no Rio Japaratuba. Foto: Acervo FMA.

Mensalmente, a equipe realiza coleta de amostras de água na extensão do rio, que são encaminhadas para análises físico-químicas. Essa avaliação contribui de forma positiva para conhecimento da qualidade da água da bacia hidrográfica, pois muitas pessoas a utilizam em seu dia-a-dia.

Desde 2021, a Fundação tornou-se signatária do Movimento ODS Sergipe, que é realizado por um grupo de pessoas que desenvolvem atividades e projetos tentando equalizar as questões sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Portanto, qualquer trabalho/projeto desenvolvido pela FMA em Sergipe tem o apoio desse Movimento que ratifica o compromisso com a causa ambiental e suas interfaces.

A instituição desenvolve trabalhos relacionados ao atendimento das condicionantes ambientais desde 2009, como forma de avaliar os impactos das atividades dos seres humanos sobre os recursos marinhos.

Na base de São Cristóvão, também está localizado o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Silvestre, que é considerado uma das melhores estruturas desta natureza no Brasil.

Foto aérea do Centro de Reabilitação e Despetrolização da base de Sergipe. Foto: Acervo FMA.

Foto aérea do Centro de Reabilitação e Despetrolização da base de Sergipe. Foto: Acervo FMA.

O CRD proporciona condições técnicas apropriadas para a realização das atividades de resgate, reabilitação e soltura dos espécimes atendidos (em especial aves-marinhas, tartarugas e mamíferos aquáticos). Para saber mais sobre nosso Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Silvestre clique aqui.

A base de Sergipe é realmente surpreendente, não é mesmo? A FMA Sergipe desenvolve uma ampla gama de atividades e possui uma expertise elevada e interdisciplinar que proporciona essa diversidade de trabalhos desenvolvidos dentro do estado, o que contribui cada vez mais para a conservação da fauna marinha.

Base da Bahia

A FMA possui uma base técnica no povoado de Coqueiro, município de Jandaíra-BA. Dessa base, sai a equipe para o monitoramento regular do peixe-boi-marinho Astro que geralmente fica na região da foz do rio Real. O monitoramento conta com o apoio de uma embarcação, um técnico ambiental e um auxiliar.

Monitoramento dos peixes-bois-marinhos Astro e Tupã. Foto: Acervo FMA.

Monitoramento dos peixes-bois-marinhos Astro e Tupã. Foto: Acervo FMA.

A base de Coqueiro também recebe diversos pesquisadores, estagiários e voluntários que vêm em busca de conhecimento sobre a biologia, a ecologia e o monitoramento de peixes-bois-marinhos. Além disso, estudos sobre o impacto do derramamento de óleo de 2019 na fauna e flora do estuário estão sendo conduzidos na região, visando observar irregularidades nos manguezais e na qualidade do pescado (tainha e marisco).

Na FMA Bahia está localizada a primeira unidade criada da Biblioteca Manatus que recebe as crianças da comunidade para ações de fomento à leitura, bem como atividades de educação ambiental, sendo desenvolvido semanalmente o curso de formação dos agentes mirins além da realização de eventos para as crianças e seus pais em dias comemorativos.

Biblioteca Comunitária Manatus. Foto: Acervo FMA.

Biblioteca Comunitária Manatus. Foto: Acervo FMA.

Nova Base Capixaba

No Espírito Santo, a FMA iniciou as atividades em 2014, a partir da execução do Projeto Caracterização Ambiental Marinha da Bacia do Espírito Santo (Projeto AMBES) em parceria com o CENPES/Petrobras, onde o objetivo era avaliar a ocorrência, distribuição e sazonalidade de mamíferos, aves e quelônios marinhos, locais, endêmicas, ameaçadas de extinção e migratórias.

A partir de 2018 passou a atuar de forma sistemática no litoral sul do Estado, com maior enfoque no município de Itapemirim.

Essa nova base executa ações de sensibilização ambiental, com o foco principal nas ações de conscientização sobre os impactos negativos causados pelo homem à natureza, especialmente os relacionados à poluição pelo descarte irregular de resíduos, que são encontrados nas praias e ilhas costeiras.

Estande montado em uma das ações de educação ambiental realizadas em parceria com a Ocean Conservancy. Foto: Acervo FMA.

Estande montado em uma das ações de educação ambiental realizadas em parceria com a Ocean Conservancy. Foto: Acervo FMA.

A Fundação Mamíferos Aquáticos é uma instituição que tem um papel fundamental na conservação da vida marinha e de seus habitats. Nossa bases estrategicamente localizadas no litoral nordeste e agora também no Espírito Santo, possibilitam que todas as atividades e projetos sejam executados com sucesso.

Agora que você já conhece mais sobre as bases da FMA, pode compreender melhor o trabalho desenvolvido por aqui. E aí, ficou curioso para nos visitar?

Convidamos a todos a apoiar os projetos da FMA e conhecer nossas bases. Juntos, podemos fazer a diferença na conservação dos oceanos e da vida marinha. Seja por meio de doações, voluntariado ou simplesmente divulgando o trabalho da instituição para amigos e familiares.

Não deixe de conhecer mais sobre a Fundação Mamíferos Aquáticos, acompanhe a FMA através do nosso siteLinkedIn ou pelo Instagram. Juntos, podemos proteger a vida marinha e garantir um futuro mais saudável para o planeta!

Compartilhe com os amigos!

div-wave01