Programas e Projetos

fma-topdiv2

Telemetria Satelital - Desenvolvimento e difusão de tecnologia inovadora aplicada ao monitoramento satelital e conservação dos peixes-bois marinhos

Até o início deste projeto, não existiam equipamentos de telemetria satelital para os peixes-bois marinhos fabricados no Brasil. Com isto, em diversas ocasiões, as dificuldades inerentes aos processos de importação e o custo envolvido, interromperam o cronograma de reintrodução, ou ainda, ocasionaram a descontinuidade precoce das ações previstas. Assim, com o intuito de desenvolver um aparato técnico nacional, este projeto teve como objetivo prioritário realizar a fabricação de transmissores satelitais utilizando o sistema GlobalStar.
O sistema GlobalStar é um serviço de telecomunicação que opera com satélites de órbita baixa, de modo que a sua constelação permite uma área de cobertura de quase todo o espaço terrestre e boa porcentagem da área oceânica. Por meio do monitoramento dos peixes-bois marinhos utilizando esta tecnologia, será possível identificar as principais áreas utilizadas pelos animais, assim como o padrão espacial de distribuição. Com os excelentes resultados obtidos e assegurando as premissas de baixo custo dos equipamentos (quando comparado os demais transmissores importados), acurácia da localização recebida, custos de serviços satelitais inferiores aos utilizados tradicionalmente e plataforma digital intuitiva com geração de mapas integrados, tornaram estes equipamentos viáveis tecnicamente e economicamente acessível para as demais iniciativas desta natureza. Por estas razões, os transmissores já estão sendo utilizados por outras Instituições no Brasil, com potencial de uso em outros países.

div-wave01