Alguns consideram a morte o fim, o que de fato o é, dependendo do aspecto. Entretanto, para a ciência a morte pode representar o início de uma pesquisa, uma longa jornada do conhecimento. E assim é concebida uma curadoria de coleções zoológicas. Uma curadoria é composta por uma coleção de amostras biológicas, oriundas na maioria das vezes do material coletado após a morte de um animal, e esta vai viabilizar a produção de uma grande diversidade de estudos, pesquisas e conhecimento. Estas informações geradas poderão no futuro vir a salvar outras vidas.
Historicamente a FMA sempre incentivou e participou da elaboração e formação de curadorias e protocolos em parcerias, mas em 2010 teve início a concepção e execução da sua própria curadoria a partir da coleta, organização, armazenamento e manutenção de material biológico oriundo dos atendimentos realizados pela instituição.
Hoje a curadoria da FMA possui um rico acervo de material biológico de animais aquáticos, que conta com aves, mamíferos e tartarugas marinhas originários de encalhes no nordeste brasileiro, sendo assim considerada como um dos grandes patrimônios da instituição. Nossa curadoria é composta por uma coleção científica e uma didática.
São milhares de amostras entre tecido, peles, ossos, dentes, biles etc. Ao longo destes 11 anos de existência, muitas pesquisas puderam ser desenvolvidas contado com o apoio da curadoria da FMA. Teses, dissertações, monografias, produzindo vários artigos científicos que concretizaram os resultados destes estudos.
A curadoria também vem contribuindo para a formação de diversos profissionais por meio de cursos e vivências (estágios e voluntariados), onde são repassadas as técnicas desde a coleta adequada do material, ainda na carcaça, ao processamento por meio de maceração, dissecção, secagem, limpeza até a correta manutenção das peças e organização que podem ser mantidas a seco, em meio úmido e congelado. Há ainda as peças taxidermizadas, produzidas pelos técnicos da Fundação e que são muito utilizadas em feiras, e eventos e nas atividades de educação ambiental.
Todo o material segue um rigoroso controle de guarda e sistematicamente ocorre o processo de manutenção deste material para substituição de reagentes e conservantes, objetivando a qualidade das amostras. A curadoria está vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Conhecimento – NUPESC, que tem o controle do banco de dados de todo o material, permitindo uma rápida busca em seu acervo e celeridade no retorno quando um pesquisador faz uma consulta sobre a viabilidade de apoio da FMA para sua pesquisa.
Fotos: Acervo FMA; Edson Acioli/Acervo FMA