Programas e Projetos

fma-topdiv2

Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias - DMLRP

Este é muito mais do que um programa para a FMA, é um compromisso que assumimos com a sociedade. Desde 2015 a FMA participa do International Coast Cleanup, também conhecido como Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (DMLRP), uma ação simbólica e totalmente voluntária, que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população da importância do correto descarte dos resíduos (lixo) que produzimos. Esta ação visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que esse lixo ocasiona ao meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.

Em vários países, em geral no mês de setembro, diversas organizações da sociedade civil se mobilizam de forma voluntária para discutir a problemática do lixo nos ambientes costeiro-marinhos. No Brasil a FMA é uma das representantes e mobiliza parceiros e voluntários a se engajarem e participar desta ação. Segundo dados da Ocean Conservancy, 8 milhões de toneladas de plásticos são depositadas ao ano nos oceanos, além das cerca de 150 milhões de toneladas que circulam atualmente em nossos ambientes marinhos. O plástico pode ser encontrado em 62% de todas as aves marinhas e em 100% das espécies de tartarugas marinhas.

Ao longo destes anos a FMA mobilizou ações nos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e Espírito Santo contabilizando mais de 50 quilômetros de faixa litorânea percorridos pelos voluntários e contabilizou com a retirada de 5 toneladas de resíduos, proporcionando o destino adequado para cooperativas e associações locais.

Em 2020 a Ocean Conservancy lançou um aplicativo, o Clean Swell que auxilia as iniciativas individuais de coleta de resíduos, basta baixar o app, colocar FMA no grupo escolhido e ir contabilizando os resíduos coletados, dessa forma podemos realizar as ações ao longo de todo o ano. 

div-wave01