A Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Mosaic Fertilizantes, realizou durante o período de 2019 a 2020 o projeto intitulado “Conservação da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, Sergipe, Brasil”, cujo objetivo foi promover a sensibilização ambiental junto aos professores e alunos da rede estadual e municipal dos municípios de Barra dos Coqueiros, Japaratuba, General Maynard, Rosário do Catete e Capela. Além disso, o projeto visou engajar as comunidades para recuperação de parte da bacia hidrográfica do rio Japaratuba, bem como aproximar a população dos órgãos públicos e comitê.
O projeto foi iniciado na comunidade Pontal da Barra, no município da Barra dos Coqueiros, cuja proposta foi mesclar uma palestra sobre resíduos sólidos e uma atividade relacionada à limpeza de rios e praias, atividade já desenvolvida pela instituição. Ainda dentro das atividades, foi realizada uma exposição com as principais peças taxidermizadas e exemplares de resíduos sólidos encontrados na costa sergipana, proporcionando uma experiência diferenciada junto às crianças e adolescentes da comunidade.
No município de Japaratuba, a palestra destacou a problemática ambiental: Exploração irregular de recursos hídricos e descarte desordenado de resíduos sólidos. Posteriormente, foi realizada uma oficina temática sobre construção de hortas orgânicas com o uso de garrafas PETs. Essa proposta foi replicada nos municípios de General Maynard e Rosário do Catete, uma vez que as problemáticas ambientais eram semelhantes.
Já no município de Capela, a problemática em destaque foi a extração irregular de mata ciliar e espécies nativas da mata do Junco, berço de diversas espécies da fauna e flora presentes no município. Além disso, é uma área que abrange um dos principais afluentes do rio Japaratuba e que nos últimos anos vem sendo impactado de forma constante, comprometendo o fluxo hídrico que alimenta o rio Japaratuba. Dessa forma, a palestra foi mais focada na conservação da mata ciliar e recuperação de áreas degradadas, com a oficina foi direcionada para o plantio de espécies nativas em garrafas PET.
Entretanto, assim como os alunos, os professores receberam uma capacitação voltada para a construção de projetos ambientais junto à escola e os resultados foram bem positivos, com a produção de dois projetos direcionados para a conservação dos afluentes do rio Japaratuba. A comunidade também contribuiu com esse projeto e, por meio de questionários virtuais, se fizeram presente no levantamento de informações sobre a bacia hidrográfica do rio Japaratuba, contribuindo para a construção de um projeto homogêneo e exclusivo na região.
A FMA ressalta a importância de projetos com esse enfoque, pois os recursos hídricos são uma fonte essencial para a existência de diversas espécies locais e contribuem significativamente para a dinâmica hídrica do mundo. Destaque para as parcerias feitas ao longo do desenvolvimento do projeto como o Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Japaratuba (CBHJ) e a ONG Canto Vivo. Agradecemos a Mosaic Fertilizantes que esteve presente em todos os momentos, apoiando e contribuindo para o melhor desenvolvimento do projeto.
Fotos: Acervo FMA