Infraestrutura

fma-topdiv2

A Fundação Mamíferos Aquáticos ao longo dos seus 31 anos, tem contribuído fortemente no desenvolvimento de conceitos, projetos, assim como nas construções e implementações de Parques e Centros de Reabilitação de Fauna Aquática junto a diversos parceiros institucionais.

Entretanto, nos últimos anos optou por focar seus esforços na implementação de estruturas próprias, realizando com muito orgulho a concretização de seus sonhos e também da sua independência.

Oficina Peixe-boi & Cia. - Paraíba

A Oficina Peixe-boi & Cia, foi construída em 2003 a partir da doação do terreno por um colaborador e por meio da parceria com a Fundação O Boticário. Está situada na comunidade da Barra de Mamanguape, há poucos metros da Base da FMA. É composto por um amplo salão de modelagem, corte e costura com o escritório em conceito aberto, almoxarifado, um depósito e uma copa. Está equipada com máquinas de costura industrial, overlock e uma grande mesa de corte onde são produzidas as mais belas pelucias de animais marinhos do Brasil.

 

 

Base da Barra de Mamanguape - Paraíba

A mais recente aquisição da FMA foi a realização de um sonho, ter uma base da Barra de Mamanguape, município de Rio Tinto/PB. Localizada na rua principal da comunidade, cercada por uma grande área verde, funciona como um ponto de referência para as atividades de conservação dos peixes-bois-marinhos na região.

A unidade é composta com uma área técnica, sala de reuniões, oficina de telemetria, e uma grande área externa onde são realizadas atividades de educação ambiental.

 

Centro de Reabilitação e Despetrolização de Fauna Silvestres - Sergipe

Em uma área verde de mais de 2.200m2  com um projeto arquitetônico orgânico e moderno, dentro do conceito que respeita a integração perfeita entre a natureza e as estrututas voltadas para a reabilitação e bem estar aninal, o Centro de Reabilitação e Despetrolização da Fauna Silvestre , foi elaborado de modo a servir como unidade de triagem, reabilitação de animais aquáticos, de modo a oferecer estrutura e condições de estabilização e tratamento de aves, tartarugas marinhas e mamíferos aquáticos debilitados e/ou acometidos por óleo. O foco da estrutura é, portanto, otimizar o tempo de recuperação para garantir a destinação adequada a cada animal atendido, priorizando a reintegração dos mesmos à natureza o mais rápido possível.


Respeitando a legislação vigente, o Centro de Reabilitação e Despetrolização foi implantado com os mais modernos sistema de tratamento e qualidade de água, utilizando o sistema de ozônio, ultravioleta e skimmers. Contempla as seguintes áreas: a) Reabilitação de aves; b) Reabilitação de tartarugas marinhas; c) Reabilitação de mamíferos aquáticos; d) Cozinha para armazenamento e preparação da alimentação dos animais; e) Ambulatórios; f) Área de emergência (Atendimento de fauna oleada); g) Área de despetrolização e lavagem de fauna; h) Setor de Qualidade de Água; i) Área administrativa e de convivência.

  

Fotos: Caio Santi/Acervo FMA; Bruno Almeida/Acervo FMA; Edson Acioli/Acervo FMA

 

 

 

div-wave01