fma-topdiv2

FMA como signatária do Movimento ODS Sergipe

04/01/2023        

Agenda 2030, Institucional, Sustentabilidade

A FMA como signatária do Movimento ODS Sergipe

A Agenda 2030 da ONU é um plano global para atingirmos em 2030 um mundo melhor para todos os povos e nações e a Fundação Mamíferos Aquáticos busca constantemente trabalhar para a implementação dos objetivos e metas propostos pelo acordo. A FMA é signatária do Movimento Nacional ODS Sergipe e, este ano, foi premiada por sua conduta e ações no Encontro Estadual ODS. Confira no texto a importância de toda essa iniciativa!

O que é o Movimento Nacional ODS?

Logo Oficial do Movimento Nacional ODS.

Logo Oficial do Movimento Nacional ODS.


No ano de 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu a Agenda 2030, onde propunha aos líderes mundiais 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que, coletivamente, a humanidade pudesse dissociar o crescimento econômico da pobreza, da desigualdade e das mudanças climáticas.

Além dos ODS, foram estipuladas 169 metas que funcionam como um guia para ações realmente funcionais para que governos, empresas ou instituições possam fazer a sua parte para que o mundo cumpra com eficácia a Agenda 2030.

Na Agenda estão previstas ações nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, e tantas outras temáticas. Os ODS pretendem transformar um mundo num lugar melhor e mais justo para toda humanidade, promovendo sociedades pacíficas e inclusivas.

Há questões que dependem de ações pontuais de governos e grandes multinacionais, contudo há recomendações também mais específicas, com um olhar voltado às comunidades e especificidades de cada local do Planeta.

Quer entender melhor sobre a Agenda 2030? Temos um Blog sobre esse assunto! Você pode acessá-lo clicando aqui.

Infelizmente, de acordo com os últimos relatórios dos ODS, o mundo está progredindo de maneira irregular e insuficiente, e questões como insegurança alimentar, desigualdade social e degradação do meio ambiente têm se tornado motivo de preocupação mundial.

Pensando nas necessidades específicas de cada país e localidade e em contribuir para melhoria da qualidade de vida em sociedade, foi criado o Movimento Nacional ODS. Esse movimento social é formado por voluntários, de caráter apartidário e que busca agregar a todos que queiram contribuir com as metas e objetivos da Agenda 2030.

Articulado por Núcleos Estaduais, o Movimento ODS busca mobilizar todos os setores da sociedade para cumprir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável nos próximos 8 anos. O movimento carrega como slogan a solidariedade, cidadania, ética, cooperação, transparência e acredita que o Brasil pode se tornar referência para o mundo todo no alcance das ODS.

O que significa ser “signatário” do Movimento?

Se tornar signatário de um movimento é carregar um compromisso e uma grande responsabilidade, especialmente se tratando de um Movimento que mobiliza países e instituições do mundo todo determinados a cumprir com metas coletivas, como é o caso da Agenda 2030.

Um signatário é uma pessoa ou organização/instituição que assina um documento, firmando um contrato, mostrando que está de acordo com os termos estabelecidos nele e que está disposto a cumprir com tal. Os signatários são as partes envolvidas no acordo.

Ser signatário do Movimento ODS significa fazer parte da maior rede de Desenvolvimento Sustentável do país.

O papel da FMA

A Fundação Mamíferos Aquáticos, desde 2021, passou a ser signatária do Movimento ODS e, desde então, contribui direta e indiretamente com o avanço das perspectivas a respeito dos 17 ODS, atuando de forma mais direta com os ODS 4, 6, 13, 14, 15 e 17.

A adesão ao movimento e, consequentemente, o título de signatário é uma oportunidade da instituição de atuar em diversas interfaces, se comprometendo a cumprir com os objetivos e promover a ampliação da rede de colaboradores.

Além disso, terão acesso a vários benefícios que contribuem para a inserção da sustentabilidade no seu dia a dia ou no cotidiano de sua organização, para ampliar a competitividade dos negócios em um mundo em acelerada transformação, ampliando o poder de mobilização e articulação.

Premiação ODS Sergipe

Anualmente, o Movimento Nacional ODS realiza um evento para celebrar as conquistas, estimular o debate, reconhecer e premiar as instituições e pessoas nos Estados em que são executados, que atuam no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) propostos pela ONU.

O Encontro Estadual tem o objetivo de promover discussões, debates, compartilhar conhecimentos sobre a importância da Agenda 2030 para o Brasil e a melhoria do Planeta.

O encontro também busca difundir a relevância da aplicação dos ODS no Brasil e apresentar exemplos bem-sucedidos de incorporação dos objetivos e metas no dia a dia das pessoas e na prática das organizações.

Rodolfo Alves, Coordenador de núcleo (NEARM) da base de Sergipe, recebendo o Prêmio ODS 2022. Foto: Acervo FMA.

Rodolfo Alves, Coordenador de núcleo (NEARM) da base de Sergipe, recebendo o Prêmio ODS 2022. Foto: Acervo FMA.

A FMA teve a honra e a alegria de receber o selo ODS em 2021 e 2022, assim como ganhar o prêmio “Melhores Práticas ODS” ao longo desse período, demonstrando que a instituição está intimamente ligada ao Movimento ODS.

Essa integração mais próxima com o Movimento ODS Sergipe culminou no convite para integrar a coordenação, de forma mais ativa, a partir de 2023. Toda equipe da FMA ficou muito feliz com o convite e, a instituição, ficou muito honrada em saber que o Movimento confia no trabalho que vem desenvolvendo no estado de Sergipe.

Prêmio ODS - Encontro ODS Estadual 2022. Foto: Acervo FMA.

Prêmio ODS - Encontro ODS Estadual 2022. Foto: Acervo FMA.

Como se tornar signatário?

Para fazer parte do Movimento ODS Sergipe é importante a instituição demonstrar interesse, preencher um formulário, realizar um credenciamento e enviar um relatório anual sobre as atividades desenvolvidas pela instituição, órgão e/ou empresa.

O relatório submetido será avaliado pela coordenação e direção do Movimento, que irá considerar a capacidade técnica e o compromisso com os 17 ODS.

Após a aprovação, a instituição recebe o convite para o Encontro Estadual do Movimento ODS, no qual ganhará o “Selo ODS”, ratificando o compromisso da instituição com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Além de fazer a adesão como pessoa jurídica, você também pode realizá-lo como pessoa física.

Para que as metas sejam alcançadas até 2030, todo mundo precisa fazer a sua parte!

Existem muitas formas de fazer a diferença e promover a mudança que queremos ver no mundo. Entre nessa você também!


Autor: Juliana Cuoco Badari (GreenBond) e Rodolfo Alves (FMA).

 

Compartilhe com os amigos!

div-wave01