fma-topdiv2

Carcaça de Tubarão-tigre é encontrada no litoral sul de Aracaju

04/08/2025        

Notícias
Carcaça de Tubarão-tigre é encontrada no litoral sul de Aracaju

No dia 02/08, fomos notificados de uma carcaça de Tubarão-tigre (Galeocerdo cuvier) na Praia do Mosqueiro, no litoral sul de Aracaju, Sergipe. O animal, já em avançado estado de decomposição, apresenta marcas de interação com pesca e há sinais da prática de finning (uma prática cruel do corte das barbatanas); porém não é possível saber se a prática aconteceu antes ou depois da morte do animal. Assim, há indícios de que se trate do mesmo exemplar registrado em vídeo circulado nas redes sociais no dia anterior (01/08), na Ilha dos Namorados, possivelmente levado pela maré até a Praia do Mosqueiro, ambas em Aracaju.

Nossa equipe está em deslocamento ao local para registro e atendimento da ocorrência. O tubarão-tigre é uma espécie comum na costa nordeste do Brasil e desempenha papel importante nos ecossistemas marinhos, sendo fundamental a conscientização sobre a conservação e o combate à pesca predatória dessas espécies.

A participação da sociedade é fundamental para garantir biodiversidade marinha em Sergipe e em todo o Brasil.

O animal já estava em avançado estado de decomposição, apresentando marcas de interação com pesca e sinais da prática de finning | Foto: PMP-SEAL / Acervo FMA.

 

Caso você encontre um mamífero aquático encalhado morto, siga estas orientações:

- Não se aproximar ou tocar;

- Evite andar nas proximidades, pelo risco da exposição a carcaça em decomposição;

- Não permitir que animais domésticos se aproximem do local;

- Avisar as instituições responsáveis;

A realização do PMP-SEAL é uma exigência do licenciamento ambiental federal, conduzido pelo Ibama para as atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural. O projeto é realizado desde o município de Conde (Bahia) até Piaçabuçu (Alagoas), dividido em três áreas. Sendo a responsabilidade técnica da Mineral Engenharia e Meio Ambiente e execução em Sergipe pela Fundação Mamíferos Aquáticos e Projeto Tamar. Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, o contato pode ser realizado pelo telefone 0800 079 3434.

Compartilhe com os amigos!

div-wave01