A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que, desde 1989, trabalha para conservar o meio ambiente em todos os seus aspectos tendo como foco primordial os mamíferos aquáticos e seus habitats. Atua nacionalmente com atividades que envolvem manejo e pesquisa científica, estudando os efeitos antropogênicos nos recursos marinhos, e com parcerias e ações colaborativas que promovem mudanças socioambientais. Neste contexto, também está inserida no apoio à construção e execução de políticas públicas e marcos regulatórios.
A FMA desenvolve ações com o objetivo de promover a conservação dos peixes-bois-marinhos e os seus habitats agregando a participação social nas ações desenvolvidas. Combina pesquisa científica, reabilitação, monitoramento, desenvolvimento tecnológico, ações de educação ambiental e desenvolvimento comunitário sustentável, com apoio a implementação de políticas públicas relacionadas à conservação marinha no Brasil.
OBJETIVO DA CONTRATAÇÃO
Buscamos profissional especializado para organizar, classificar e propor modelo de uso do acervo digital de imagens (fotografias e vídeos) da FMA, garantindo que as iniciativas de comunicação e conscientização ambiental tenham um impacto visual forte e coeso, reforçando a identidade da instituição e ampliando seu alcance.
ATRIBUIÇÕES
- Mapear acervo digital atual, identificando as pastas e volumes existentes nas contas digitais do ONE DRIVE e HDs externos;
- Mapear e organizar acervo físicos (fotos, videos em VHS, CD’s, DVD’s)
- Organizar e renomear arquivos, criando padrões consistentes de nomenclatura;
- Remover imagens de baixa qualidade ou duplicadas para pastas de descarte, garantindo a preservação apenas de materiais relevantes nas pastas de imagens selecionadas;
- Propor um esqueleto organizacional (estrutura de pastas, subdivisões e critérios de arquivamento) para uso futuro do Drive;
- Elaborar um guia simples de boas práticas para a equipe, de forma a manter a padronização e evitar retrabalho;
- Fazer treinamento com equipe do PVPBM para manter organização;
- Sugerir ferramentas complementares (se necessário) para indexação, busca e compartilhamento.
- Produzir relatórios periodicamente com registro das ações realizadas (quantidade de arquivos excluídos, renomeados e reorganizados);
PRAZO PARA ENVIO DE PROPOSTAS:
Os documentos devem ser enviados via e-mail para comunicacao@mamiferosaquaticos.org.br até 10 de dezembro 2025. O assunto da mensagem deve conter “Vaga Consultor de acervo digital".
Veja o TERMO DE REFERÊNCIA completo neste link.