fma-topdiv2

Dia de doar: conheça o movimento que promove doações

17/11/2023        

Dia de doar: conheça o movimento que promove doações

O Dia de Doar consiste em uma oportunidade de espalhar a solidariedade e fazer a diferença através da doação. Neste artigo você entenderá o que torna este dia especial e como você pode contribuir para diversas causas, incluindo a conservação ambiental.

O povo brasileiro é conhecido por sua generosidade, e a cultura de doação no Brasil é um assunto de crescente importância, sobretudo diante do cenário marcado por disparidades econômicas, sociais e culturais. Vem ler esse texto e entender como você também pode fazer a diferença e, inclusive, se tornar parte ativa na conservação marinha, nos ajudando através do Projeto Adote um Peixe-Boi.

Dia de doar

No Dia de Doar, se torne parte ativa na conservação marinha através da doação. Imagem: Acervo FMA.

O que é o Dia de Doar?

Este ano, o Dia de Doar está marcado para 28 de novembro, e é um convite aberto para todos participarem. Organizações em todo o país estão se preparando para receber doações, e você pode mostrar seu apoio compartilhando a hashtag #diadedoar nas redes sociais. Surgiu em 2012 e vem crescendo desde então, abraçando 85 países ao redor do globo.

Dia de doar

Imagem: Divulgação.

Foi realizado no Brasil pela primeira vez em 2013, um ano após a primeira edição ocorrida nos Estados Unidos, e foi instituído no calendário oficial por meio da Lei nº16.356/2023.

O que faz o Dia de Doar especial é a ideia de descentralização. A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), junto com o Instituto Mol, fornece orientações, mas a magia acontece quando cada pessoa decide como contribuir. Não é um evento centralizado, e sim uma oportunidade para que cada um seja o protagonista da sua própria ação solidária.

Nos Estados Unidos, o movimento é chamado de #GivingTuesday e acontece na terça-feira após o Dia de Ação de Graças. E funciona como um respiro de generosidade após dias de compras frenéticas, proporcionadas pelas promoções da Black Friday e Cyber Monday.

O Dia de Doar é um convite para você se tornar parte dessa onda global de bondade. Ao entender o que acontece nos bastidores, você perceberá como sua contribuição, independente do valor, pode causar um impacto duradouro.

A cultura de doação no Brasil

A cultura de doação busca transformar o ato de doar em uma conexão genuína com uma causa social, elevando-o além de uma ação assistencialista para torná-lo uma prática cidadã comum, voltada a impulsionar transformações positivas na sociedade.

No Brasil, doar ainda não é um hábito tão comum como em outros países, e por isso a cultura de doação enfrenta alguns desafios. Questões socioeconômicas, como a desigualdade social e a falta de acesso a recursos básicos, dificultam a contribuição.

Além disso, muita gente não confia muito em instituições e organizações que não são do governo. Escândalos de corrupção e má administração de recursos deixaram as pessoas com medo de doar, com receio de que seu dinheiro não vá para o lugar certo.

Outro problema é que muita gente não sabe como é importante doar e como isso pode de fato fazer a diferença. Faltam informações claras sobre as diferentes maneiras de ajudar causas importantes.

A preocupação com a natureza também é um ponto delicado. Muita gente não entende a importância de cuidar do meio ambiente e, por isso, doações para projetos que protegem a natureza são bem limitadas, já que muitos não veem isso como uma prioridade.

Por fim, a instabilidade econômica e política do país também afeta significativamente esse cenário. Em momentos de crise, as doações diminuem, porque as organizações e sociedade civil têm menos recursos para contribuir.

Por que doar para uma ONG?

No terceiro setor, que inclui organizações de ajuda mútua, movimentos sociais, associações civis, filantropia empresarial e organizações da sociedade civil, é um ator social importante para o desenvolvimento do país.

Contribuir financeiramente para uma ONG é uma maneira positiva de impulsionar o progresso da sociedade. Uma ONG bem estruturada e eficiente consegue colocar em prática suas estratégias e projetos, promovendo o desenvolvimento da comunidade, mesmo na ausência de investimento público.

Porém, no terceiro setor, enfrentamos um sério desafio para nos mantermos, principalmente porque dependemos de parcerias e investimento de empresas privadas ou organizações internacionais. E, para superar isso, é preciso investir em educação e conscientização, além de campanhas claras e ações transparentes.

Apesar dos obstáculos, há uma mudança positiva acontecendo. Cada vez mais, as pessoas estão se conscientizando da importância das doações e o Brasil está subindo de posição no ranking dos países mais solidários (atualmente, se encontra no 54º lugar). As doações da sociedade civil têm se tornado uma fonte importante de recursos para organizações sociais.

Mas, ainda temos muito a fazer, especialmente no que diz respeito à conscientização sobre a urgência da união de todos em prol da proteção da natureza e do meio ambiente como um todo.

No Dia de Doar, adote um peixe-boi!

Agora que você já sabe que o Dia de Doar é uma oportunidade única para unir forças em prol de causas que realmente fazem a diferença, também precisa ficar sabendo que o Projeto Adote um Peixe-Boi da Fundação Mamíferos Aquáticos é uma dessas causas que merece a nossa atenção.

Os valores arrecadados por meio das doações são destinados a diversas iniciativas de conservação, incluindo o manejo técnico dos animais monitorados. Regularmente, os peixes-bois passam por avaliações clínicas para garantir seu bem-estar e saúde. A pesquisa científica também é outro pilar crucial no Projeto, fornecendo informações valiosas sobre os peixes-bois-marinhos e seus ecossistemas.

Além disso, as doações têm impacto efetivo no desenvolvimento das comunidades locais. O Projeto contribui diretamente na esfera socioeconômica, gerando empregos e renda e promovendo a sustentabilidade e o bem-estar das populações tradicionais envolvidas.

Temos um artigo completo que te conta tudo sobre o Projeto Adote um Peixe-boi, clique aqui para ler na íntegra.

Ao adotar um peixe-boi, você não apenas se torna parte ativa na conservação dessa espécie ameaçada de extinção, mas também recebe benefícios exclusivos que tornam essa experiência ainda mais especial. Como "padrinho ou madrinha", você recebe boletins informativos periódicos, atualizações sobre o desenvolvimento do seu amigo adotado e presentes exclusivos, como pelúcias alusivas ao peixe-boi-marinho, certificado de adoção e uma biografia completa.

Fazendo uma doação e ajudando essa causa, você se torna um agente ativo na construção de um futuro melhor para esses animais icônicos e para as comunidades costeiras. Acesse a página do Projeto Adote um Peixe-boi e faça sua doação, clicando aqui. Sua doação faz a diferença!


Autor: Juliana Cuoco Badari - GreenBond.

Compartilhe com os amigos!

div-wave01