fma-topdiv2

Vem aí o Forró do Peixe-Boi 2023

10/01/2023        
Vem aí o Forró do Peixe-Boi 2023

O “Forró do Peixe-Boi 2023” está chegando, será nos dias 14 e 15 de janeiro, na comunidade da Barra de Mamanguape, em Rio Tinto, litoral norte da Paraíba. Uma festa bem raiz, pra lá de animada e com muita conscientização ambiental. A ideia é celebrar o verão, as águas claras, a natureza, as comunidades da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape e a presença dos peixes-bois-marinhos na região.

Na programação: shows musicais com Côco da Barra, Erivan Estigado, Luciano Xote Show & Banda e Danillo Wagner e Banda, além das apresentações culturais da Lapinha e do Toré, Cine Peixe-Boi, concurso de forró, corrida de remo, regata, torneio de futebol e voleibol. E como cenário para esta celebração especial: as lindas paisagens da Barra de Mamanguape.

A festa é realizada pelo Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho em conjunto com a comunidade local para sensibilizar a sociedade sobre a importância da conservação da espécie que está ameaçada de extinção no Brasil. O litoral norte da Paraíba é um dos poucos lugares onde ainda é possível avistar os animais em ambiente natural, a região possui atributos ecológicos que propiciam a existência da espécie.

Os peixes-bois-marinhos estão classificados como “Em perigo” de extinção no país e isto muito se deve aos impactos ambientais provocados pelos seres humanos como a poluição de mares e rios, circulação intensa de embarcações motorizadas nos locais de ocorrência da espécie que ocasionam atropelamentos dos animais, degradação dos manguezais e da mata ciliar, construções desordenadas em praias e estuários, perda de habitats (estuários e áreas costeiras), captura acidental em redes de pesca. O Projeto acredita que com a sensibilização social é possível reverter esta situação.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape/ICMBio e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (PPGEMA - UFPB).

FORRÓ DO PEIXE-BOI
PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sábado (14/01)
8h às 9h – Abertura do Torneio e Futebol (Sub 15 e feminino)
8h às 10h – Torneiro de Voleibol
9h às 16h – Torneio Masculino de Futebol
17h – Premiação do Futebol
19h30 – Cine Peixe-Boi
20h30 – Lapinha
21h30 às 4h – Show Cultural (Côco da Barra, Erivan Estigado, Luciano Xote Show & Banda e Danillo Wagner e Banda)

Domingo (15/01)
9h às 11h – Regata
11h às 12h – Remo
13h – Premiação, Toré e Lanche coletivo

Compartilhe com os amigos!

div-wave01