fma-topdiv2

Rota do Peixe-Boi-Marinho: conheça os esforços para o desenvolvimento comunitário e a preservação dos espaços naturais na Barra do Mamanguape-PB.

14/08/2023        

Turismo

Rota do Peixe-Boi-Marinho reúne segmentos de turismo em encontro colaborativo na Barra do Mamanguape


A Rota do Peixe-Boi-Marinho, iniciativa de turismo sustentável comprometida com a conservação da natureza e o desenvolvimento comunitário, promoveu uma reunião colaborativa com os segmentos turísticos da Barra do Mamanguape, município de Rio Tinto, litoral norte da Paraíba. O evento reuniu representantes da Associação de Artesãos e Guias de Ecoturismo da Região da APA da Barra do Rio Mamanguape (Ageapa) e dos segmentos de hospedagem e de alimentos e bebidas para discutir ideias, compartilhar preocupações e fortalecer parcerias.


De acordo com o coordenador da Rota do Peixe-Boi-Marinho, Diego Santos, a iniciativa foi apresentada aos demais profissionais como “uma experiência colaborativa de encantamento com a natureza e com saberes e sabores tradicionais, isso tudo imerso à vida e ao mundo do peixe-boi-marinho”. A ideia do processo não é a busca ativa do animal, mas contemplar os caminhos, vivenciar a cultura e os territórios em que esse animal transita ou habita na Paraíba e na região entre Sergipe e Bahia.


Turismo de Base Comunitária


Santos conta que a reunião foi um espaço de diálogo aberto e construtivo: “Foi a hora de dizer para a vizinhança o que a gente estava preparando nesse tempo todo de dedicação. Apresentamos nossas ideias, validamos se fazia sentido o que estamos trazendo, acolhemos as dúvidas e levamos também as críticas construtivas para serem trabalhadas internamente, com os ajustes necessários."
Utilizando a metodologia do círculo de pertencimento, colocaram-se questões como o impacto da atividade turística na comunidade e a conservação dos espaços naturais foram abordadas, demonstrando um compromisso conjunto com a sustentabilidade e o bem-estar comunitário. A Barra de Mamanguape é um destino em ascensão. Por isso, há um contexto de construção de estradas, calçamento e toda uma estrutura que tem pontos positivos para a comunidade, mas que pode também alavancar coisas que não estão no planejamento do poder público, como violência e especulação imobiliária agressiva, que retire a comunidade do lugar. Há, ainda, o medo de que, com a chegada de pessoas de fora, os comunitários percam o espaço que é seu ganha-pão.


Próximos passos


Uma das propostas levantadas durante a reunião foi a criação de uma associação ou conselho para representar a região, proporcionando uma estrutura organizacional que assegure a continuidade e o fortalecimento do turismo sustentável. Além disso, discutiu-se a importância de estabelecer parcerias estratégicas e a criação de um selo para identificar os envolvidos.
A próxima etapa é concretizar essas parcerias e estabelecer acordos contratuais. A proposta da Rota do Peixe-Boi-Marinho é construir itinerários participativos, que enriqueçam a experiência dos turistas. “A ideia não é a Rota do Peixe-Boi-Marinho contar a história da comunidade, mas a comunidade contar a sua história a partir da Rota. Isso é muito legal, é um processo de cocriação de roteiros”, afirma Diego Santos.


Com base nas discussões e contribuições dos participantes, a equipe da Rota do Peixe-Boi-Marinho se prepara para um evento denominado "hackathon", que buscará soluções colaborativas para os desafios do turismo na região. Esse encontro será uma oportunidade de trabalhar, em conjunto com a comunidade, os problemas e preocupações levantados na reunião.

Fotos: Acervo FMA

 

Compartilhe com os amigos!

div-wave01