fma-topdiv2

Pescadores criaram métodos alternativos de coleta de petróleo

07/04/2021        
Pescadores criaram métodos alternativos de coleta de petróleo

Troca de experiências em tempo real ajudou a combater o avanço das manchas de petróleo.

 

Por Douglas Santos


No sul da Bahia, como em boa parte do litoral brasileiro, milhares de pessoas vivem do sustento do mar. É um setor tão fundamental que emprega direta e indiretamente mais de 3 milhões de pessoas e gira mais de 3 bilhões de reais anualmente na economia. Porém, em agosto de 2019, boa parte desses profissionais precisou lidar com um problema bastante diferente, um vazamento de petróleo. Isso que conta o terceiro episódio do especial “Vidas sob o Mar de Petróleo”.


Pescadores da região de Canavieras, na Bahia, por exemplo, desenvolveram técnicas com o que tinham nas mãos, como lonas, redes de pesca ou telas (tipo mosquiteiro) para retirar o material da água. Assim como eles, diversos outros pescadores ao longo da costa montaram armadilhas fixas para captura do óleo, formadas por uma série de redes armadas em espiga ao longo do canal em um formato capaz de prender o óleo, mas não o peixe.


Esses ensinamentos foram registrados e compartilhados no guia “Como ‘pescar’ óleo”, uma produção realizada pelo Comando Unificado da Bahia com a organização de especialistas como o professor George Olavo, do LABPESCA (Laboratório de Biologia Pesqueira – LABPESCA da Universidade Estadual de Feira de Santana) e Miguel Accioly do Laboratório de Gestão Territorial e Educação Popular (MARSOL da Universidade Federal da Bahia) com a colaboração dos pescadores tradicionais e Gestores da APA Tinharé-Boipeba, APA Itacaré-Serra Grande e da RESEX de Canavieiras.


De acordo com Anna Carolina Lobo, gerente de conservação do WWF-Brasil, o país avançou na organização d ONGs, conexão com voluntários e quais os EPIs indicados. “Na época, foi muito duro, tínhamos grupos no whatsapp de pessoas que queriam ir para campo para fazer algo. Mas não tinham conhecimento nem EPIs para agir. E no mangue, não tinha nem protocolo de como limpar. E fomos aprendendo fazendo, sobretudo com parcerias”, afirma Lobo.

 

Este episódio mostrará as técnicas desenvolvidas pelos pescadores.

Para assistir a todos os episódios da série “Vidas Sob o Mar de Petróleo”, acesse a playlist completa no Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=tN_8RuX2IaQ&feature=youtu.be

Foto e texto: wwf.org.br

Compartilhe com os amigos!

div-wave01