Atores sociais dos setores de hospedagem, alimentação, artesanato e instituições organizam comitê para pensar e cocriar o turismo sustentável e comunitário na região.
No início do mês de maio, atores que atuam na cadeia produtiva do turismo da região da Barra do Mamanguape, Rio Tinto, Paraíba, reuniram-se na Oficina de Fortalecimento do Comitê de Turismo de Base Comunitária, promovida pela Fundação Mamíferos Aquáticos, a partir do projeto Rota do Peixe-Boi-Marinho. O evento é parte de uma série de oficinas de gestão participativa iniciada em 2023 com o objetivo de pensar e cocriar ações que fortaleçam o turismo sustentável e comunitário na região, reunindo representantes locais em uma jornada de reflexão e colaboração.
A oficina contou com a participação de vinte e quatro atores sociais dos setores de hospedagem, alimentação, artesanato e representantes de organizações da sociedade civil e do NGI ICMBio Mamanguape.
Pensando o Comitê
Na oficina anterior, em dezembro de 2023, os participantes refletiram sobre temas como identidade cultural, potencialidades locais e desafios socioambientais. Neste último encontro, a organização e gestão do Comitê de Turismo de Base Comunitária foram temas centrais, com grupos de trabalho discutindo estratégias para as áreas de hospedagem, alimentação e bebidas, artesanato e participação das instituições locais. Os atores sociais identificaram as necessidades específicas de suas áreas de atuação e debateram propostas de soluções, visando fortalecer os diversos setores da economia local e promover um turismo sustentável.
Salvaguardar Raízes
A preocupação em preservar as raízes das comunidades também esteve fortemente presente, destacando a necessidade de uma ação coletiva e orgânica para enfrentar os desafios e desenvolver a economia local com respeito ao modo de vida das pessoas e à relação com o meio ambiente.
Durante a jornada, diversas provocações e reflexões estimularam o pensamento crítico e o debate sobre questões como a definição de turismo comunitário, a integração da comunidade e a valorização dos serviços e produtos, além dos desafios da especulação imobiliária e do aumento do impacto ambiental.
Próximos Passos
O próximo encontro já está agendado: dia 28 de maio, na Associação da Praia de Campina. Até lá, os participantes terão bastante trabalho pela frente, como a criação de um plano de ação para o comitê, a construção de uma proposta de Estatuto e Regimento Interno e a definição de estratégias de mobilização e entrada de novos atores do território.
A Rota do Peixe-Boi Marinho é uma iniciativa de turismo sustentável realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Fundação Grupo O Boticário e o Ministério do Meio Ambiente. Visa promover a conservação dos peixes-bois-marinhos e de seus habitats, bem como o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio e Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape/ICMBio.