Situada no estuário do Rio Vaza Barris, município de Itaporanga D'Ajuda, a Ilha Mem de Sá é um destino turístico que combina beleza natural e uma forte tradição comunitária. A ilha sergipana é um refúgio ainda pouco conhecido, mas que vem atraindo cada vez mais visitantes interessados em turismo responsável.
Há cerca de 10 anos, a comunidade local de aproximadamente 85 famílias adotou o Turismo Sustentável como uma alternativa para a geração de renda. Os moradores, que antes mantinham-se principalmente pela pesca artesanal e agricultura de subsistência, encontraram nas atividades turísticas uma solução viável para o desenvolvimento econômico da comunidade.
O acesso à ilha é feito por meio de passeios de barco em que os visitantes têm a oportunidade de apreciar a rica biodiversidade da região, incluindo a presença de Astro, o peixe-boi-marinho mais famoso do Brasil.
Experiência Astro: cultura e natureza
A Ilha Mem de Sá oferece uma variedade de atividades que promovem a interação com a natureza e a cultura local. Na Experiência Astro, a Rota do Peixe-Boi-Marinho convida os visitantes a desvendarem o mundo de Astro (o primeiro peixe-boi-marinho reintroduzido na natureza), com passeios embarcados, trilhas pelo manguezal e pela agrofloresta, saboreando ainda as tradições comunitárias, como fazer o próprio beiju na Casa de Farinha do Salvador. Com sabores tradicionais, como moquecas e caldinhos preparados com ingredientes regionais frescos, a gastronomia local conquista os turistas também pelo estômago.
A cultura se manifesta, ainda, por meio do Samba de Coco, uma expressão musical e dançante típica da região. Mergulhados no ritmo, os visitantes conhecem de perto a riqueza do patrimônio imaterial de Sergipe. Astro é tão importante para a ilha, que a comunidade participa de uma roda de memórias sobre ele, compartilhando com os visitantes histórias de sua chegada.
Conheça um pouco mais da Ilha Mem de Sá e sua gente hospitaleira neste vídeo.
Conservação dos peixes-bois-marinhos e seus habitats
Símbolo da conservação ambiental na região, Astro foi o primeiro peixe-boi-marinho que voltou a utilizar a costa sergipana, sendo que atualmente já contata-se a presença de outros animais da espécie, como Tupã.
Astro alguns anos após ser solto, deslocou-se do litoral do estado de Alagoas para a área entre o rio Vaza-Barris (SE) e Mangue Seco (BA), onde estabeleceu seu lar. Ele foi resgatado ainda filhote no Ceará e passou por um cuidadoso processo de reabilitação, que visa contribuir para a conservação dos peixes-bois-marinhos.
Além de fortalecer o turismo, a presença de Astro traz esperança para a recuperação da espécie na região. Registros históricos sugerem que, no passado, os peixes-bois-marinhos viviam no litoral brasileiro do Amapá ao Espírito Santo. No entanto, a caça causou um declínio drástico na população e o desaparecimento desses mamíferos em vários locais. Atualmente, a espécie ocorre de modo descontínuo entre os estados do Amapá e Alagoas, com alguns espécimes reutilizando os estados de Sergipe e Bahia.
A Ilha Mem de Sá é um exemplo de como o turismo sustentável pode beneficiar comunidades tradicionais, preservando a cultura e respeitando o ambiente, ao mesmo tempo em que contribui para a conservação da natureza.
A Rota do Peixe-Boi-Marinho é uma iniciativa de turismo sustentável realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Fundação Grupo O Boticário e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Visa promover a conservação dos peixes-bois-marinhos e de seus habitats, bem como o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.