fma-topdiv2

Hackathon reúne atores sociais do turismo comunitário da região da Barra do Rio Mamanguape

21/06/2024        

Turismo

Visando o desenvolvimento de soluções colaborativas para os desafios enfrentados pelo setor turístico local, o evento promovido pela Fundação Mamíferos Aquáticos contou com a presença de facilitadores e o apoio de instituições públicas e privadas.

Na última terça-feira (18), a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) promoveu um hackathon com foco no turismo comunitário na região da Barra do Rio Mamanguape, Paraíba. O evento reuniu diversos atores sociais do setor turístico para identificar e desenvolver colaborativamente soluções para os desafios enfrentados pelo turismo comunitário local.

A maratona de inovação contou com a participação de representantes dos setores de hospedagem, alimentos e bebidas, guias turísticos, condutores de visitantes, artesãos e mestres de manifestações culturais, além de instituições governamentais, privadas e organizações da sociedade civil. Esta diversidade foi fundamental para garantir uma abordagem holística e inclusiva, enfatizando as necessidades e oportunidades de diferentes perspectivas.

“Acreditamos que a melhor maneira de resolvermos os desafios enfrentados pelos atores do turismo comunitário é com investimentos de energia no coletivo. E isso ficou evidente no decorrer do evento, cada participante contribuiu para que as dificuldades fossem ressignificadas como oportunidades. Ficamos muito felizes com as soluções sugeridas, a nossa expectativa é que esse movimento continue e que as comunidades se posicionem em seus territórios com espírito empreendedor e de pertencimento", diz Diego Santos, coordenador da Rota do Peixe-Boi-Marinho.

Design Thinking para o turismo comunitário


Por meio da parceria realizada entre a FMA e o SEBRAE, os participantes do hackathon imergiram na metodologia de design thinking. Esta abordagem colaborativa e criativa permitiu uma análise profunda das interações entre os diversos atores do turismo na região. Durante o processo, foram explorados a jornada do cliente, os pontos de contato, as lacunas e problemas existentes, bem como as oportunidades de melhoria.

A partir de atividades práticas e discussões facilitadas, os participantes mapearam os principais problemas e possíveis soluções para o turismo na região da Barra do Rio Mamanguape. A jornada do cliente, desde o planejamento da viagem até a experiência no destino, foi detalhadamente analisada, identificando-se pontos que necessitam de intervenção.

O mapeamento incluiu a conexão entre os atores envolvidos e a importância da colaboração para um turismo sustentável e de qualidade, que valorize a cultura local, fortaleça a economia das comunidades e promova a conservação da natureza.


Apoio institucional

O evento realizado pela FMA, por meio do Projeto Rota do Peixe-Boi-Marinho, contou com a parceria do SEBRAE e do Centro de Treinamento e Hotel Sesi Parque da Mata. A colaboração entre as instituições reforça a crença de que a união de esforços pode transformar problemas em oportunidades, promovendo um turismo mais sustentável e inclusivo na região.

A Rota do Peixe-Boi-Marinho é uma iniciativa de turismo sustentável realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Visa a promoção da conservação dos peixes-bois-marinhos e de seus habitats, bem como o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.

 

Imagens (crédito - Acervo FMA)

Compartilhe com os amigos!

div-wave01