fma-topdiv2

Fundação Mamíferos Aquáticos leva a campanha Maio Amarelo ao mar, e chama atenção para a segurança no trânsito marítimo

14/05/2025        

Notícias
Fundação Mamíferos Aquáticos leva a campanha Maio Amarelo ao mar, e chama atenção para a segurança no trânsito marítimo

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. Este movimento internacional de sensibilização busca reduzir os sinistros de trânsito, defendendo um direito fundamental — a segurança para todos em qualquer situação. A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) implementa rigorosos protocolos de segurança ao longo do ano para seu público interno e, neste Maio Amarelo, intensifica esse compromisso com ações estratégicas. Para 2025, a FMA amplia o alcance desta campanha, voltando holofotes para uma dimensão frequentemente negligenciada: a segurança no trânsito marítimo.

As maiores causas dos acidentes marítimos, segundo a Marinha do Brasil, são a ausência de habilitação dos condutores, a documentação das embarcações vencida ou incompleta, a falta de equipamentos de segurança obrigatórios (coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio), a superlotação e as condições inadequadas de navegabilidade. Além disso, os riscos de acidentes podem somar-se à falta de conhecimento náutico, a uma velocidade inadequada e condução imprudente com o consumo de bebidas alcoólicas, por exemplo. Todos estes fatores podem causar impactos que ocasionam, infelizmente, até mesmo a morte de pessoas e animais marinhos.

As colisões com embarcações motorizadas representam uma das principais causas de mortalidades dos peixes-boi-marinhos na Flórida, podendo, além do óbito, ocasionar mutilações graves e permanentes. Esse fator de ameaça tem se intensificado em outros países, despertando preocupações no Brasil, sobretudo no tocante aos espécimes de reintroduzidos.

Desde 1994, com o início do Programa de Reintrodução dos Peixes-Bois-Marinhos da FMA, aproximadamente 50 animais foram soltos nos estados da Paraíba e Alagoas, os quais, a partir de então, utilizaram as áreas costeiras do litoral da Bahia ao Rio Grande do Norte. Desse total, 10 indivíduos apresentaram evidências de colisões com embarcações; ou seja, um quinto dos animais reintroduzidos já foram afetados. Em quatro dos 50 indivíduos, as colisões ocorreram em mais de uma ocasião, e um destes animais, o peixe-boi-marinho “Astro”, já foi atropelado 29 vezes.

Neste sentido, recomendamos que as embarcações motorizadas possam utilizar o protetor de hélice, uma grade de inox que é acoplando ao motor das embarcações, restringindo o contato das hélices com os peixes-bois-marinhos e outras espécies aquáticas. Uma ideia simples que pode evitar diversos acidentes.

 

A Marinha do Brasil recentemente lançou uma campanha chamada “Operação Navegue Seguro", com o tema "Fique Ligado, Você é o Capitão! Navegar com segurança é a sua melhor opção!". A iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar os condutores de embarcações de esporte e recreio sobre a importância de respeitar as normas de segurança da navegação e adotar práticas de conservação ambiental em atividades marítimas e lacustres. A campanha reforça que o condutor é responsável por garantir a segurança a bordo e proteger o meio ambiente.

Na prática, e tendo como fonte o conteúdo disponibilizado pela Marinha do Brasil, é importante que os condutores conheçam as regras e normas e preparem sua embarcação, verificando se a tripulação está completa; se a habilitação está em dia e adequada para o tipo de embarcação a ser conduzida; avaliem se os coletes, boias salva-vidas e material de salvatagem estão em condições de uso, bem como preparem a rota de navegação fornecendo-a ao clube ou associação náutica a qual está vinculado.

Nós, da FMA, também acreditamos que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e proteger vidas, incentivando o cumprimento das normas de segurança e boas práticas na condução de embarcações. Ressaltamos ainda que além dos órgãos oficiais, é papel de todos nós que frequentamos, navegamos e/ou utilizamos a orla marítima de qualquer forma, estarmos atentos às normas e denunciarmos caso vejamos algo errado. Entre em contato com a capitania de sua região.

 

Campanha "Operação Navegue Seguro" - Marinha do Brasil. 

Para maiores informações sobre a Campanha do MAIO AMRELO acesse o site do movimento: https://www.onsv.org.br/maioamarelo

 

Texto por Aline Gallo

ASCOM FMA

Compartilhe com os amigos!

div-wave01