fma-topdiv2

Fragmentos de óleo aparecem no litoral norte da Paraíba, local de ocorrência de peixes-bois-marinhos

15/12/2022        

Notícias

O peixe-boi-marinho (Trichechus manatus) é um dos mamíferos aquáticos mais ameaçados de extinção no Brasil. Na manhã do dia 02 de novembro, durante monitoramento de campo no estuário da Barra do Rio Mamanguape, litoral norte da Paraíba, técnicos do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho (PVPBM) e da Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape/ ICMBio identificaram uma grande quantidade de fragmentos de óleo no estuário e também em praias da região, conhecida por ser um local de existência de peixes-bois-marinhos e de outras espécies ameaçadas de extinção como o boto-cinza, o peixe mero e o cavalo-marinho. Imediatamente, o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho reportou aos órgãos ambientais atuantes na Paraíba sobre a ocorrência e solicitou providências urgentes para a retirada do óleo e limpeza das praias. As equipes do PVPBM, da APA da Barra do Rio Mamanguape, da Prefeitura de Rio Tinto e Prefeitura de Marcação trabalharam na catalogação e limpeza das regiões afetadas. Em apenas dois dias foram retirados mais de 500 kg de óleo de praias de Rio Tinto, Marcação e Baía da Traição. A Marinha do Brasil e o Ibama ainda estão investigando a origem do resíduo.

“A presença deste óleo pode trazer diversos impactos para as espécies aquáticas, os ambientes e as pessoas que utilizam estas áreas. Tratando-se das espécies marinhas, muitos animais podem ingerir estes fragmentos, a exemplo dos peixes-bois-marinhos. Isto pode acontecer de modo direto (conforme registrado em uma situação semelhante no estado do Ceará) ou indireto, quando este óleo ou fragmentos deste permanece aderido em bancos de capim-agulha, algas-marinhas ou outros itens alimentares utilizados pela espécie”, alerta o pesquisador e médico veterinário Prof. Dr. João Carlos Gomes Borges, coordenador do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho.

O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (PPGEMA - UFPB).

 

Imagens: Acervo FMA

Compartilhe com os amigos!

div-wave01