A atividade reuniu alunos para debater os desafios ambientais, promovendo a reflexão sobre sustentabilidade e conservação marinha.
No dia 2 de outubro de 2025, a sala de aula do 7º período da Unipio foi palco da roda de conversa “Mudanças Climáticas, Oceanos e Biodiversidade Marinha – Caminhos e Reflexões para a COP 30”. A atividade reuniu estudantes do 1º e 7º períodos do curso de Pedagogia, proporcionando um momento de diálogo e reflexão sobre os desafios ambientais contemporâneos.
A iniciativa foi liderada pelo biólogo Rodolfo Alves, Coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), com a participação da Profª. Dra. Josevânia Teixeira Guedes e da Profª. Mãe. Vera Maia, da Unipio. Juntos, eles ofereceram um olhar crítico e sensível sobre questões urgentes relacionadas à sustentabilidade, conectando o debate aos conteúdos das disciplinas de Educação Ambiental e Filosofia da Educação.
Durante o encontro, foram discutidos temas como poluição plástica, impactos do plástico na fauna marinha, mudanças climáticas e o papel do comportamento humano na conservação ambiental. A palestra também apresentou uma visão geral da COP 30, destacando seus conceitos, objetivos e os principais desafios enfrentados pela comunidade internacional na busca por soluções climáticas eficazes.
A participação ativa dos estudantes demonstrou o impacto imediato da atividade. Os licenciados compartilharão experiências e práticas relacionadas às questões ambientais discutidas, evidenciando engajamento e reflexão crítica. Ao final do encontro, vários alunos se comprometerão a adotar mudanças significativas em seus hábitos, monitorando a importância de atitudes conscientes para reduzir os impactos ambientais.
A realização da roda de conversa na Unipio reforça o compromisso da FMA com os valores da universidade e consolida a parceria entre as instituições. A atividade representou mais uma oportunidade de levar conhecimento avançado, por meio de profissionais especializados, contribuindo para a formação de futuros pedagogos e fortalecendo a consciência socioambiental no ambiente acadêmico.
Essa iniciativa reafirma o papel da educação superior como espaço de reflexão crítica e transformação social, formando profissionais comprometidos com a construção de um mundo mais sustentável e justo.