fma-topdiv2

Escolas investem no Turismo Pedagógico para aprendizagem e formação cidadã

21/06/2024        

Turismo

Com roteiros cuidadosamente planejados, a Rota do Peixe-Boi-Marinho proporciona aos estudantes uma educação ambiental prática e envolvente por meio de experiências de imersão em ambientes naturais, culturais e históricos.

O turismo pedagógico cada vez mais ganha a atenção das escolas. Essa abordagem educacional inovadora leva o aprendizado para além das paredes da sala de aula, proporcionando aos estudantes experiências diretas em ambientes naturais, culturais e históricos que promovem um engajamento ativo e significativo com o conteúdo estudado. Ao integrar teoria e prática, o turismo pedagógico estimula o pensamento crítico, a curiosidade, a colaboração e o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.

Tudo isso tem embasamento científico. A partir da avaliação de dados obtidos com a aplicação de questionários a alunos e professores, estudos como "Viajar para aprender: Turismo Pedagógico na Região dos Campos Gerais - PR" mostram que o Turismo Pedagógico promove entendimento, conscientização e valorização da identidade cultural regional, além do desenvolvimento de competências diversas.

“A partir de experiências práticas, iniciativas como essa aproximam os alunos do que foi estudado na teoria e promovem diferentes experiências que podem colaborar com a formação cidadã", afirma Diego Santos, coordenador da Rota do Peixe-Boi-Marinho, iniciativa de turismo sustentável da Fundação Mamíferos Aquáticos.

Turismo Pedagógico como ferramenta de Educação Ambiental

O turismo pedagógico tem se mostrado particularmente eficaz na Educação Ambiental. O artigo "A Educação Ambiental através do turismo pedagógico", por exemplo, coloca essa forma de turismo como um importante instrumento de promoção da cidadania, de inserção social e de incentivo à valorização da cultura e do meio ambiente, além de privilegiar uma educação crítica. Não à toa, a metodologia consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1996, elaborada pelo Ministério da Educação.

A imersão no ambiente natural permite que os alunos compreendam de maneira mais profunda e concreta a interdependência entre a humanidade e a natureza, bem como a importância da conservação da biodiversidade.

Pensando nisso, a Rota do Peixe-Boi-Marinho desenvolveu roteiros específicos para as escolas. Na Paraíba, os estudantes têm a oportunidade de observar de perto a vida marinha, vivenciar as características únicas dos manguezais e compreender a importância dos ecossistemas costeiros. A experiência de imersão oferecida pela Rota do Peixe-Boi-Marinho proporciona uma educação ambiental prática e envolvente, em que o compromisso com a conservação começa com o sentimento de conexão com a natureza.

Deuzeny Alves, professora do Colégio AZ de João Pessoa, concorda. Para promover experiências que trazem repertório significativo para a vida dos estudantes, ela fez a Rota com as turmas do 7⁠º ano do Ensino Fundamental, trabalhando o assunto "Vida aquática e vida terrestre", dentro do tema geral "Formas de Desenvolvimento Sustentável": "Foi mais do que rico saber como esse ambiente contribui para um mundo mais sustentável, com um projeto que gera tanta riqueza, criatividade e formação para comunidade."

A Rota do Peixe-Boi-Marinho é uma iniciativa de turismo sustentável realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Visa a promoção da conservação dos peixes-bois-marinhos e de seus habitats, bem como o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais.

Educadores que buscam proporcionar experiências educativas enriquecedoras para seus alunos podem entrar em contato com a Rota do Peixe-Boi-Marinho pelo WhatsApp (79) 99164-0011 ou pelo e-mail turismo.fma@mamiferosaquaticos.org.br.

Artigos citados:
1 - MILAN, Priscila Loro. “Viajar para aprender”: turismo pedagógico na Região dos Campos
Gerais – PR. 2007, 125 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade do Vale do Itajaí – Centro
de Educação Balneário Camboriú, Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria, 2007.
2 - Carvalho, A. B. P.; Escobar, L. O. C.; & Cademartori, C. V. (2017). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ATRAVÉS DO TURISMO PEDAGÓGICO. Applied Tourism. 2. 26. 10.14210/at.v2n3.p26-36.

 

Compartilhe com os amigos!

div-wave01