fma-topdiv2

Construção coletiva e sustentável: comunidade da Barra do Mamanguape se mobiliza para impulsionar o turismo local

29/01/2024        

Turismo

Em dezembro do ano passado, as comunidades da região da Barra do Mamanguape reuniram-se em uma oficina de gestão participativa promovida pela Fundação Mamíferos Aquáticos, a partir do projeto Rota do Peixe-Boi-Marinho, para discutir e moldar o futuro do turismo na região. A iniciativa visa impactar positivamente a sociedade, a cultura e a economia local, além de incentivar a conservação da natureza.

A oficina contou com a participação de 26 atores sociais dos setores de hospedagem e alimentação, condutores, artesãos e representantes do terceiro setor e do NGI Mamanguape/ICMBio.

Visão e missão compartilhadas

Durante as discussões, os participantes refletiram sobre a identidade coletiva da região e a importância de compreender que, apesar das diferenças individuais, as comunidades devem estar unidas em seus esforços. A preocupação central foi a aceleração das mudanças na região e a necessidade de um planejamento sustentável para o turismo, evitando práticas predatórias e insustentáveis.

Destacaram-se pontos como o protagonismo do turismo pela comunidade, conservação do meio ambiente, diversidade de opiniões e a importância do diálogo e da representatividade institucional.

Definindo o futuro

A segunda parte da oficina abordou modelos de organização, como rede, fórum, coletivo, comitê e associação. Após explorar as diferentes formas, os atores sociais decidiram pela criação de um Comitê de Turismo de Base Comunitária, visto como uma estrutura ágil e democrática para enfrentar desafios futuros.

Reflexões sobre o encontro anterior, ocorrido em junho de 2023, trouxeram à tona a necessidade de organização e diálogo contínuo. Por isso, já está marcado o próximo evento. Agendada para 19 de março de 2024, simbolicamente no Dia de São José, associado a plantio e semeadura, a reunião será dedicada ao planejamento de estratégias para fortalecer o Comitê. Na sequência, será realizado um Hackathon, buscando soluções para uma comunicação efetiva entre os atores do turismo na região.

A iniciativa coletiva destaca o compromisso das comunidades da região da Barra do Mamanguape com a sustentabilidade e a preservação de suas raízes e sua identidade única no cenário turístico brasileiro.

A Rota do Peixe-Boi Marinho é uma iniciativa de turismo sustentável realizada pela Fundação Mamíferos Aquáticos, em parceria com a Fundação Grupo O Boticário e o Ministério do Meio Ambiente. Visa promover a conservação dos peixes-bois-marinhos e de seus habitats, bem como o desenvolvimento econômico sustentável das comunidades locais. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape/ICMBio e Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape/ICMBio.

 

Crédito das imagens: Acervo FMA

 

 

Compartilhe com os amigos!

div-wave01