fma-topdiv2

Confira a programação do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

15/09/2022        

Notícias
Confira a programação do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho para o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Estimativas apontam que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos oceanos. Um dado preocupante que precisa ser discutido todos os dias e é um dos grandes desafios da Década do Oceano (2021-2030). Muitos dos animais marinhos atendidos pela ONG Fundação Mamíferos Aquáticos apresentam problemas por terem interagido com o lixo. Alguns se machucam, outros confundem com comida e acabam ficando doentes e até morrendo. Nos dias 17, 18 e 25 de setembro, o Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – estará provocando a reflexão e discutindo o tema em comunidades litorâneas dos estados da Paraíba, Sergipe e Bahia ( regiões onde monitora, diariamente, peixes-bois-marinhos reintroduzidos e as condições de seus habitats, o mar, manguezais, praias e estuários), promovendo ações especiais em menção ao International Coastal Cleanup Day, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, evento que acontece em diversas praias do mundo, coordenado pela ONG Ocean Conservancy. Toda a sociedade pode participar. Basta se dirigir aos pontos de concentração, usando um calçado confortável, boné, roupas leves, passar protetor solar e trazer a sua garrafa de água.

Atenção para a programação em cada estado:


PARAÍBA - Neste estado, a primeira atividade de limpeza de praia será realizada no dia 17/09, na Barra de Mamanguape, com concentração na base da Fundação Mamíferos Aquáticos, às 9h. Os voluntários percorrerão 1,7 km de praia. A previsão é que toda a ação dure três horas. A segunda atividade acontecerá no dia 25/09, em Cabedelo, com concentração marcada para 9h30, no Lovina Restaurante, localizado na Praia de Ponta de Campina.


SERGIPE - A ação de limpeza de praia acontecerá em Aracaju, no dia 17/09, das 8h às 11h, com concentração no Bar Solarium, localizado na Praia de Aruana. A atividade será iniciada com um aulão de aquecimento e depois o grupo segue para a limpeza de praia. Serão 2 km de caminhada.


BAHIA - As ações de limpeza de praia acontecerão em Jandaíra, em duas praias: em Coqueiro, no dia 17/09, com concentração na base da FMA, às 9h, onde os voluntários percorrerão 1km de praia; e em Mangue Seco, no dia 18/09, com concentração às 9h, no Barraca de Praia, na praia de Mangue Seco, onde os será percorrido 1 km de praia. Ambas as atividades terão 2 horas de duração.

Todo o material coletado durante as ações nos três estados será pesado e passará por gravimetria. Tudo será anotado. As informações serão encaminhadas para a Ocean Conservancy, que compilará o resultado de todos os voluntários do planeta e enviará para o banco de dados mundial da ONU. O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é uma ação simbólica e totalmente voluntária que tem como principal objetivo sensibilizar e alertar a população para a importância do descarte correto de resíduos. Esta ação também visa provocar mudanças de atitude e gerar a reflexão sobre as consequências negativas que o lixo ocasiona no meio ambiente e como podemos minimizar ou anular tais impactos.


O Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – realizado pela Fundação Mamíferos Aquáticos em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – é uma estratégia de conservação e pesquisa para evitar a extinção da espécie no Nordeste do Brasil. Atua nas áreas de pesquisa, tecnologia de monitoramento via satélite, manejo, educação ambiental, desenvolvimento comunitário, fomento ao turismo eco pedagógico e políticas públicas. Conta com o apoio da APA da Barra do Rio Mamanguape, Arie Manguezais da Foz do Rio Mamanguape e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Monitoramento Ambiental da Universidade Federal da Paraíba (PPGEMA - UFPB). Para acompanhar as ações e atividades do Projeto, acesse: www.vivaopeixeboimarinho.org e @vivaopeixeboimarinho (fanpage e Instagram).

 

Crédito: Karlilian Magalhães/ Acervo FMA.

Compartilhe com os amigos!

div-wave01