Mulheres da comunidade da Barra de Mamanguape localizada na Paraíba, um dos locais de atuação da Fundação Mamíferos Aquáticos, foram capacitadas e contratadas para produzir peças de roupas únicas, criadas a partir do descarte da indústria têxtil. As peças foram criadas pelas designers e modelistas da RODA, Mariana Ribeiro, Milena Pereira e Mirella Bresani.
“A parceria entre a FMA e a RODA nasceu de uma forma muito natural e orgânica, houve um verdadeiro somatório de missões. Ambas lutam por um mundo mais sustentável e mais justo e têm em comum o feminino como um de seus pontos fortes. Acreditamos que essa força precisa ser cada vez mais valorizada”, comenta a Diretora-presidente da Fundação Mamíferos Aquáticos, Jociery Einhardt Vergara-Parente. Desde 1989, a FMA objetiva aliar a geração de emprego e renda para as jovens e mulheres com a conservação dos animais aquáticos, em especial, o peixe-boi.
As peças da coleção, como vestidos, blusas, tops e calças estão à venda nas lojas virtuais da Fundação Mamíferos Aquáticos (@lojafma) e da RODA (roda.eco.br ou @vem.pra.roda). “A proposta da coleção Mulheres ao Mar é chamar a atenção para a poluição que o excesso de consumo da indústria da moda tem causado. Com a predominância de um tipo de produção linear, de larga escala, calcada na exploração predatória de trabalhadoras e recursos naturais, tem lançado e abandonado a própria sorte “vidas ao mar”. O que queremos é alertar para essa questão e provocar reflexões a respeito das escolhas que a maioria de nós tem feito. Quantas vidas valem um guarda-roupas repleto de roupas que não usamos?”, questiona a Eco-designer e co-fundadora da RODA, Mariana Amazonas. As modelagens da RODA são criadas tendo como ponto de partida resíduos têxteis das indústrias e também de lojas de varejo, a partir desse diálogo com a matéria-prima são criadas roupas de personalidade única e desejam usar novamente. “No caso da FMA, pensamos em roupas leves que sintonizam bem com o clima arejado, quente e esvoaçante das praias maravilhosas da Barra de nosso litoral” complementa Mariana.
A colab, criada para repensar paradigmas, é um processo experimental para fomentar o consumo consciente, a produção sustentável e a valorização da mulher na sociedade. As roupas foram pensadas para todos os corpos, valorizando as diferenças e trazendo à tona o fato de que ter estilo é se sentir bem sendo quem se é. As modelos convidadas são mulheres da Barra de Mamanguape, artesãs e uma pesquisadora da FMA. “A proposta é representar a força da mulher real, capaz de desempenhar diversos e relevantes papéis”, conta Jociery. Além disso, a Oficina Peixe-boi & Cia., realizada pela FMA, garante uma alternativa de renda para as mulheres de comunidades tradicionais.
A matéria-prima vem de refugos da indústria ou de roupas que seriam descartadas e que transformamos em roupas que além de lindas, confortáveis e ecológicas carregam consigo a história de mulheres guerreiras e poderosas. Essa colab permite a união de duas grandes bandeiras, a conservação ambiental, reduzindo o descarte de resíduos no meio ambiente, e a da valorização da mulher.
O resultado deste maravilhoso trabalho, pode ser evidenciado no vídeo Manifesto Mulheres ao Mar, disponível no canal do Youtube da FMA: https://www.youtube.com/watch?v=GZDLV6aSGoo
- A Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que desde 1989, trabalha para conservar o meio ambiente em todos os seus aspectos, tendo como foco primordial os mamíferos aquáticos e seus habitats. Atua nacionalmente com atividades que envolvem manejo e pesquisa científica, estudando os efeitos antropogênicos nos recursos marinhos. Neste contexto, também está inserida no apoio à construção e execução de políticas públicas, educação ambiental e responsabilidade social em comunidades de atuação com parcerias e ações colaborativas que promovem mudanças socioambientais.
- A RODA é uma iniciativa de impacto socioambiental que recria roupas a partir de tecidos em perfeito estado, mas que iriam parar no lixo. Concebida em 2020, surge como resistência e alternativa à moda descartável e que destrói o planeta.
Onde comprar as peças da Colab Mulheres ao Mar:
* Loja virtual FMA: https://fmastore.lojavirtualnuvem.com.br/
* Loja virtual RODA: https://www.roda.eco.br/colabFMA