fma-topdiv2

A FUNDAÇÃO MAMÍFEROS AQUÁTICOS APRESENTA O PROJETO ROTA DO PEIXE-BOI-MARINHO NO ESTADO DE SERGIPE

17/08/2023        

No dia 25 de julho, a equipe da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) se reuniu com integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Estado de Sergipe (SEMAC), – a secretária Deborah Dias e o assessor de comunicação Eduardo Andrade  – para apresentar o novo programa de turismo sustentável para a região sul do estado de Sergipe, com foco na conservação do peixe-boi-marinho Astro.

No dia seguinte, o encontro foi com representantes da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do município de Estância. Participaram da reunião a Diretora do Departamento de Meio Ambiente, Verônica Paixão, e o representante da Secretaria Municipal de Cultura e do Turismo, Rodrigo Santos.

A Rota do Peixe-Boi-Marinho tem como foco a conservação da natureza, mas também apresenta uma oportunidade de expandir o turismo na região sul sergipana e trazer uma experiência rica em informação de qualidade sobre a fauna e flora da região. Segundo Diego Santos, Coordenador do Programa e integrante da equipe da FMA, o programa consiste em experiências de encantamento com a natureza e vivências com saberes tradicionais. “É muito importante a presença de projetos com essa visão e preocupação, a SEMAC fica muito feliz em poder participar e contribuir com a FMA”, afirma Deborah Dias, Secretária de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas.


A Rota do Peixe-Boi-Marinho traz um olhar para os territórios em que os peixes-bois transitam ou habitam, assim como conhecer os saberes, sabores, histórias, pessoas e a natureza de cada lugar. Fazem parte do rol de atrativos da Rota em Sergipe, por exemplo, a beleza da Ilha dos Namorados, a culinária típica da região em restaurante na comunidade de Coqueiro e o passeio pelas lindas praias que servem como local de desova de tartarugas marinhas das espécies Oliva (Lepidochelys olivacea) e Cabeçuda (Caretta caretta).

Trata-se de um programa que se conecta com várias vertentes, como o fortalecimento da cadeia produtiva, a geração de política pública e, principalmente, a conservação da natureza. “Ter um Projeto dessa magnitude em nosso município é muito importante, principalmente se estamos falando do Astro, um animal muito querido por todos”, explica Verônica Paixão.

Para Rodolfo Alves, representante da FMA em Sergipe, a Rota do Peixe-Boi-Marinho “é uma oportunidade significativa de colocar em evidência três áreas importantes para o desenvolvimento do estado de Sergipe: o turismo, educação e o meio ambiente no estado de Sergipe”.

 

Compartilhe com os amigos!

div-wave01