fma-topdiv2

27 de Maio - Dia da Mata Atlântica

27/05/2021        

Por Daniela Araújo e Rodolfo de França Alves


O Bioma Mata Atlântica se estende ao longo de 17 estados brasileiros e, mesmo com o elevado índice de exploração e interação antrópica, é nesta região que habita cerca de 70% da população brasileira. A sua rica biodiversidade é de fundamental importância para atividades essenciais para a população, tais como o abastecimento de água, a agricultura, a pesca, a geração de energia elétrica, o turismo e o lazer.

No entanto, o que seriam as cidades, os municípios, as praias sem o verde das florestas?! É das florestas que brotam os mananciais de águas, a purificação do ar, a regulação do clima, a proteção do solo...é também desta “casa” que diz muito sobre nossa qualidade de vida. Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente, o bioma é representado por aproximadamente 20 mil espécies vegetais, o que significa mais de 35% da flora do país.

Este bioma contempla vários ecossistemas que se conectam em sua amplitude com a sustentabilidade e desenvolvimento das comunidades do litoral brasileiro, dentre eles, o manguezal. É nesta costa que habitam e vivem as populações ribeirinhas, povos tradicionais e indígenas nos quais historicamente tem uma interface direta na construção da dinâmica cultural, social e econômica no litoral brasileiro.

Diante de toda essa relevância, em 2006 foi aprovada a Lei da Mata Atlântica (11.428/2006), que regulamentou a proteção e uso dos recursos da floresta. Essa iniciativa visa frear o avanço desordenado da exploração territorial (especulação imobiliária, extração de espécies nativas e destruição de habitats).

A FMA tem contribuído com projetos de conservação de rios e mananciais nos estados da Paraíba, Pernambuco e Sergipe, com atividades de monitoramento da qualidade de água; participação em instâncias colegiadas, visando a construção de políticas públicas de enfrentamento à escassez e má gestão hídrica, como também com atividades de educação ambiental que promovam a valorização da conservação na Bacia do Rio Japaratuba-SE. Outra relevante atividade para a conservação deste bioma têm sido os projetos de pesquisa e monitoramento dos bosques de mangue na Barra de Mamanguape, litoral da Paraíba. Os manguezais são considerados berçários naturais, propiciam proteção, alimentação e reprodução para diferentes espécies, sendo esse ecossistema responsável pelo equilíbrio e manutenção de recursos naturais de zonas costeiras.

O envolvimento da instituição nessas áreas demonstra o interesse e preocupação com o meio ambiente como um todo, uma vez que inúmeras espécies animais dependem desse bioma para sobrevivência e manutenção da espécie na natureza. A Mata Atlântica é um tesouro natural que precisa ser protegido e, principalmente, recuperado!

Compartilhe com os amigos!

div-wave01