Ontem, dia 19 de dezembro, a Fundação Mamíferos Aquáticos atendeu ao chamado do Sr. Nildo, que relatou ter resgatado uma lontra próximo a sua residência no Parque dos Farois, no Município de Nossa Srª de Socorro. A nossa equipe deslocou-se até o local e constatou que o animal se tratava de uma lontra jovem, a qual foi avaliada previamente pelos Veterinários Heyder Campos e Saulo Daniel, assessorados pelos Biólogos Fabíola Gomes e Bruno Jackson, Coordenador de Núcleo da FMA. Posteriormente o animal foi levado para as instalações do Hospital Veterinário Vicente Borelli, onde nossa equipe pode analisar mais detalhadamente, sendo realizados procedimentos de biometria e coleta de material biológico.

Especialistas da FMA e a Bióloga Daniele Lima, referência nacional em mamíferos aquáticos como a lontra, avaliaram as condições do indivíduo e, após comunicação do ocorrido ao IBAMA, decidiu-se pela imediata soltura nas imediações onde o mesmo foi encontrado. Dessa forma, a equipe FMA deslocou-se para uma região de alagado próximo a Bacia Hidrográfica do Rio Poxim e realizou a liberação do animal em ambiente natural adequado para a ocorrência da espécie.

Somos gratos por cada atitude que demonstra a preocupação com os animais e a vontade de contribuir, tendo em vista que a ligação do Sr. Nildo movimentou a nossa equipe e fez com que, mais uma vez, o resgate resultasse na conservação de uma vida!