Entre os dias 10 e 14 de novembro, o coordenador do NEARM-FMA, Dr. Bruno Almeida, esteve presente na 7th Western Hemisphere Shorebird Group Meeting (WHSG) realizada na cidade de Paracas, no Peru.

A reunião contou com a participação de especialistas em aves limícolas do hemisfério ocidental, que são aves associadas a zonas úmidas e costeiras, como estuártios e lagunas. As aves desse grupo incluem migrantes de longo percurso, que passam parte do ano nos sítios de reprodução no Hemisfério Norte e parte nos sítios de invernada (geralmente no Hemisfério Sul). 

O Dr. Bruno Almeida apresentou os resultados do projeto de monitoramento de aves limícolas da região do complexo estuarino Real-Piauí, na divisa entre Sergipe-Bahia, executado em parceria com a Dra. Juliana Bosi de Almeida (SAVE Brasil). “Esse evento consiste na oportunidade de integração entre especialistas, com o intuito de viabilizar trocas de informações e o fortalecimento de ações para conservação desse grupo de aves, considerado como um dos mais representativos entre os migratórios, sendo bastante vulneráveis aos impactos e degradação ambiental”, disse Bruno. 

Reconhecido principalmente pela presença de profissionais bastante qualificados, o evento teve também a participação dos pesquisadores brasileiros Juliana Almeida (SAVE), Fernando Faria (FURG) Carmem Fedrizzi (Unisinos), Ana Paula Sousa (UFMA) e João Paulo Damasceno (projeto Censos limícolas) – todos colaboradores do Plano de Ação Nacional das Aves Limícolas Migratórias. 

Com informações do ICMBio