As equipes da Fundação Mamíferos Aquáticos e APA da Barra do Mamanguape, ao longo desta semana realizaram avaliações clínicas dos peixes-bois marinhos reintroduzidos na Paraíba. 

  Para a realização destas atividades, contamos com uma equipe de 14 pessoas, incluindo médicos veterinários, ecólogos, biólogo e a importante colaboração dos pescadores da Barra de Mamanguape e Tramataia.  Inicialmente os animais são capturados, transportados para um local apropriado para o manejo, e efetuada a coleta de amostras biológicas, biometria e pesagem. Posteriormente, os animais recebem um equipamento de rastreamento satelital, por meio do qual, é possível realizar o acompanhamento remoto destes indivíduos.

 

  Estes estudos permitem identificar as principais enfermidades que acometem estes animais no ambiente natural, assim como avaliar o crescimento, ganho de peso, as principais áreas utilizadas, entre outras pesquisas que estão sendo realizadas.

  Esta iniciativa faz parte do Programa nacional para a conservação dos peixes-bois marinhos, realizado por meio da Fundação Mamíferos Aquáticos em colaboração com a APA da Barra do Mamanguape, ARIE dos Manguezais da Foz do Rio Mamanguape, CEPENE, Instituto Bicho D`Água e apoio da Fundação Grupo Boticário.