A primeira localidade que recebeu a ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (International Coastal Cleanup) realizada pelo quarto ano consecutivo pela Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), foi o Povoado de Coqueiro/BA no dia 09 de setembro. A programação iniciou às 07:30 na base do Convênio MAR (FMA-ITP) com um momento de conversa entre o Técnico Ambiental Allan Barreto e os voluntários, onde foi abordada a problemática do lixo marinho e a presença desses resíduos na região costeiro-marinha. Na ocasião foi utilizada uma exposição ao ar livre estruturada com pedaços de redes de pesca que serviram como um painel onde outros resíduos encontrados ao longo da faixa de praia da localidade estavam presos. Na sequência, foi abordado a importância de se descartar o lixo de forma adequada, fazendo-se uma reflexão sobre o tempo de permanência do lixo na natureza, apresentando a dinâmica sobre o “Tempo de Degradação dos Diferentes Materiais”. Nesse contexto, foi abordado a presença do lixo na natureza e as limitações de degradação, aumentando assim o risco de interação e ingestão desse lixo com os organismos marinhos.
 
Em seguida o grupo de voluntários seguiu para a Praia de Coqueiro com o intuito de executar a atividade da coleta simbólica do lixo, seguindo a metodologia da Ocean Conservancy. Ao longo de um percurso de 1 km de praia, foram coletados 29 sacos de lixo, totalizando 205,2 kg de resíduos.
Para saber mais sobre a programação da ação do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que a FMA está realizando este ano, clique AQUI.